Na coluna CBN Saúde desta quinta-feira (25), Paulo Mendes Júnior comenta sobre as causas que podem levar pacientes a cometerem suicídio e como pessoas próximas podem ajudar. Segundo o colunista, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% delas moradoras de países de baixa e média renda.
SAIBA MAIS
- Como controlar a respiração pela boca? Paulo Mendes Júnior recomenda
- Causas das aftas e tratamentos que podem ajudar no controle; Paulo Mendes Júnior comenta
- É seguro usar cotonete para limpar os ouvidos? Paulo Mendes Júnior comenta
-
Causas da boca seca e tratamentos que podem ajudar a controlá-la; Paulo Mendes Júnior explica
O doutor explica que indivíduos com depressão, traumas emocionais, que sofreram a perda de um familiar, desemprego, término de relacionamento, entre outros problemas, podem estar com pensamentos suicidas. Além disso, sentimentos de solidão, desesperança e falas recorrentes sobre morte também podem indicar transtornos relacionados ao tema.
Como ajudar?
Paulo Mendes Júnior comenta que familiares e amigos devem estar atentos, demonstrar empatia e apoio, além de perguntar diretamente sobre possíveis tentativas ou pensamentos anteriores sobre suicídio.
Conversar com a pessoa, entender seus sentimentos sem minimizar sua importância podem ser atitudes que ajudem essa pessoa a iniciar um tratamento médico e psicológico. O colunista ainda indica o Centro de Valorização da Vida (CVV), um canal de comunicação que pode ser acionado pelo número 188, oferecendo apoio a quem enfrenta esse tipo de sofrimento.








