Equipe da rádio CBN Curitiba conheceu a tecnologia desenvolvida pela startup Mapzer ao andar em um veículo com inteligência artificial. O dispositivo faz mapeamento urbano e pode ser conectado a uma central de monitoramento para repassar informações em tempo real.

O veículo conta com câmera de alta resolução, sensores especiais e inteligência artificial para fazer reconhecimento e mapeamento nos espaços públicos e assim apontar os locais que necessitam de manutenção e que impactam diretamente na vida do cidadão. É possível identificar em tempo real ocorrências como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros.

Rodrigo Streitrorst, sócio-diretor da empresa, explicou como funciona a tecnologia.

O software de inteligência artificial já está sendo utilizado em diversos municípios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Rodrigo Streitrorst afirmou que em breve os veículos devem monitorar as ruas da capital.

A startup surgiu depois que um dos sócios da empresa fez centenas de reclamações na prefeitura. O software foi criado para que o Executivo Municipal consiga se antecipar aos problemas e o cidadão não precise protocolar reclamações.