64,6% dos paranaenses vão dar presentes neste Dia dos Namorados, segundo uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae Paraná. Esse é o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2016.

Em 2021, 58,1% dos paranaenses pretendiam comprar um presente para o parceiro(a) e em 2020 esse percentual foi de 50,9%.

Entre os 35,4% que não vão ou não sabem se vão presentear alguém no próximo dia 12 de junho, o principal motivo, para 64,8%, é por não ter namorado(a) ou companheiro(a). Outros 14,1% não comemoram a data e 13,3% não possuem condições financeiras para comprar presentes ou estão desempregados.

Outro ponto que a sondagem mostra é que os casados também devem dar presentes no dia dos namorados. A maioria dos entrevistados que irão presentear possuem um status de relacionamento como casado(a), com 54,3%. Os que estão namorando correspondem a 25,6% da amostra e os que moram juntos somam 15,8%.

A intenção de presentear é maior entre os homens, entre os quais 75% planejam presentear a parceira. Já entre as mulheres, 55,3% disseram que planejam comprar algo.

As compras para o Dia dos Namorados vão ser concentradas nesta semana: 61,1% dos apaixonados compram o presente até uma semana antes da data e 17,1% fazem a compra no mesmo dia. Apenas 15% adquirem o presente de 8 a 15 antes e os que se antecipam ainda mais correspondem a 6,8%

O tíquete médio do presente diminuiu um pouco em relação ao ano passado, baixando de R$151,36 em 2021 para R$147,97 em 2022, devido ao menor poder de compra dos consumidores, causado principalmente pela alta da inflação e juros.

Na análise por gênero, verifica-se que os homens gastarão mais, com tíquete médio de R$162,21, ante R$130,48 entre as mulheres.

Tipo de presente

Roupas, bolsas e calçados são a preferência para a data, com 47,4% das citações. Um jantar romântico é a opção escolhida por 25,2% dos paranaenses ouvidos pela Fecomércio PR e pelo Sebrae PR.

Os perfumes e cosméticos foram mencionados por 24,8%. Na sequência aparecem outros tipos de presentes, como valores em dinheiro para que a pessoa possa comprar o que quiser (13,7%), joias, bijuterias e acessórios (13,7%), flores (11,1%), viagem (8,5%), lembrancinhas e artesanato (7,7%), eletrônicos (6,8%), comidas e bebidas (6,8%), livros (6%) e eletrodomésticos e objetos de decoração (4,7%).

As lojas de shopping serão o local preferido pelos entrevistados neste ano, praticamente dobrando em relação ao ano passado: em 2022, 36,7% dos consumidores farão suas compras neste local ante 18,9% em 2021, provavelmente pela facilidade de escolha e a variedade de opções de presentes. Já o comércio de rua, que no ano passado era preferência, com 44,7%, somando lojas do centro e de bairro, caiu para 30,3% neste ano.

Formas de pagamento
O pagamento à vista será priorizado, com 26,7% das compras no cartão de débito e 24,4% em dinheiro. O uso do cartão de crédito caiu bastante em comparação com 2021: na modalidade parcelada, baixou de 32,4% para 22,2% este ano, e no vencimento saiu de 21,8% no ano passado para 14,9%.