Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) fazem a perfuração e coleta de amostras do solo ao lado da PR-412, em Matinhos para verificação da resistência do solo onde serão executados a Ponte de Guaratuba e os seus novos acessos. Também serão determinados os materiais presentes no solo.
O local deve ser elevado para o nível da pista, onde deve encontrar com um tabuleiro da obra de arte especial.
As amostras vão ficar armazenadas no canteiro de obras para referência futura.
No solo da margem em Guaratuba continuam em andamento sondagens por percussão rotativa.
As sondagens aquáticas na Baía de Guaratuba foram concluídas no final de junho, com um total de 15 perfurações.
O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um prazo de seis meses para concluir esta etapa atual, com as obras começando ainda no segundo semestre deste ano.
A Ponte de Guaratuba está há tempo como projeto no Estado. Em entrevista a CBN Curitiba, o Governador Ratinho Junior, chegou a criticar a demora das obras por causa de entraves na justiça.

A Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovias. A obra prevê também adequações das vias de acesso à ponte, facilitando tanto o seu uso quanto o deslocamento para os espaços próximos. O investimento total será de R$ 386,9 milhões.