A Campanha Dezembro Laranja, lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, neste sábado (3), tem o objetivo de conscientizar sobre o combate ao câncer de pele. A ação de prevenção alerta para as pessoas que têm maior risco de desenvolver a doença.

Com o tema “Não espere até sentir na pele”, a instituição coloca no centro dos debates os trabalhadores rurais e urbanos que estão diariamente expostos ao sol em razão da profissão e também em horários de lazer, como explicou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Paraná, Paula Schiavon.

Paula Schiavon falou sobre todas as ações que integram a campanha e que envolvem vários setores da sociedade.

A iniciativa faz parte do calendário nacional da saúde desde 2014 e este ano, a campanha retoma os mutirões oferecidos gratuitamente à população com o intuito de identificar novos casos da doença. No Paraná, o atendimento ficará concentrado em seis postos cadastrados, sendo dois em Curitiba, das 9h às 15h.

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada e dentro de um número limitado de consultas. Os pacientes contarão com o atendimento de especialistas e receberão informações sobre prevenção ao câncer da pele. Já os casos de lesões suspeitas serão encaminhados para tratamento nos centros de referência.

A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Paraná orientou quem deve comparecer nesse mutirão.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, este ano devem ser diagnosticados cerca de 8.400 novos casos de câncer de pele no Estado. Para a forma mais grave da doença, os melanomas, a estimativa é de 540 novos casos.