Em um dia, aumentou em quase 36% o número de pessoas afetadas pelas chuvas no Paraná. Na quinta-feira (2), havia cerca de 56 mil atingidos em todo o Estado. Já nesta sexta-feira (3) são 76.500 moradores que sofrem com os efeitos dos temporais. Essas informações foram divulgadas no boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, publicado na manhã desta sextA-feira.

Dos 399 municípios paranaenses, 121 foram afetados pelas chuvas e registraram ocorrências. Aproximadamente 4,4 mil pessoas estão desalojadas e mais de mil seguem desabrigadas. As enxurradas e os alagamentos causados pelos temporais destruíram 31 casas e danificaram mais de 12,6 residências em todo o Paraná.

Em Curitiba, de acordo com o boletim da Defesa Civil, os alagamentos ainda afetam 152 pessoas, que continuam desalojadas. Também há oito moradores desabrigados.

Na Região Metropolitana de Curitiba, 15 municípios foram afetados pelas fortes chuvas. Entre eles está a cidade de Contenda. O prefeito Antônio Adamir (União), mais conhecido como Mostarda (), falou sobre a situação do município.

Mesmo que as condições climáticas voltem a melhorar, o prefeito de Contenda disse que a cidade não tem condições de resolver todos os problemas causados pelos temporais.

Ao todo, 16 cidades estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Entre elas: Boa Esperança do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Espigão Alto do Iguaçu, Guamiranga, Manoel Ribas, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Laranjeiras, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Sulina, Verê e Virmond.