Subiu para 12 o número de cidades no Paraná que decretaram estado de emergência devido às chuvas nos últimos dias. No boletim divulgado pela Defesa Civil no final da manhã deste sábado (14), o município de Jardim Alegre era o que tinha determinado a medida mais recentemente. Por lá, 1.495 pessoas foram afetadas e 366 casas danificadas. Não há registros de desalojados e desabrigados.

Outros municípios também seguem em estado de emergência, como Cascavel, Ivaiporã, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Rio Negro, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste e União da Vitória, onde 4,5 mil pessoas seguem fora de casa. Por lá, o governo do estado anunciou a contratação de hotéis para abrigar os moradores que estão desalojados ou desabrigados.

Ao todo, 60 municípios foram atingidos, 38,7 mil pessoas afetadas, 6,6 mil seguem desalojadas e 683 desabrigadas. O estado registrou oito feridos e uma criança de dois anos morreu após o carro em que ela estava com a família ser puxado por uma enxurrada em Irati, na região central do estado. O caso aconteceu na segunda-feira (6).

Em Curitiba, a Defesa Civil informou que 800 pessoas foram afetadas. A prefeitura apontou que 19 das 20 pessoas que viviam em imóveis alagados na região do Caximba, no sul da cidade, e que estavam abrigadas pela Fundação de Ação Social (FAS), retornaram para suas casas, e uma foi transferida para a casa de um amigo.