Entre os diversos cases de sucesso, está o projeto Município Juro Zero, da cidade mineira de Coromandel, que em parceria com o Sebrae, desenvolveu um programa de suporte para os empresários do município durante a pandemia da Covid-19. Localizada da região do Alto Paranaíba, o prefeito Fernando Breno Valadares Vieira, falou que a cidade foi uma das mais afetadas pela pandemia, mas eles conseguiram superar as adversidades.

Outra cidade que apresentou história de sucesso foi Pato Branco. O Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade do Sudoeste paranaense, Giles Balbinotti, falou sobre o cercamento eletrônico. Um projeto que monitora as ruas da cidade com câmeras inteligentes que leem placas e identificam rostos. Esse sistema fica em uma central de controle da Polícia Militar e já reduziu os índices de criminalidade.

Outra empresa que apresentou recursos inovadores foi a Minsait, uma empresa Indra, com o sistema City Landscape Manager (CLM), um centro virtual de gestão inteligente capaz de administrar de forma integrada, e em tempo real, vários eventos planejados, ou não, que acontecem na cidade. Além disso, cruza informações dos diferentes serviços e soluções para melhorar a tomada de decisões. Entre as principais eficiências comprovadas pelo uso do CLM está a redução de gastos na fatura energética de iluminação, em virtude das políticas de eficiência energética. Também foi constatada a diminuição no consumo de água para irrigação, com o cruzamento de dados entre o serviço de meio ambiente e o de meteorologia. O diretor de Phygital da Minsait Brasil, Rubens Del Monte, abordou a temática dessas soluções.


Empresa com sede em Curitiba, há 34 anos a Dataprom apresenta diversas soluções inteligentes para mobilidade urbana, que já estão implantadas na capital paranaense. O diretor comercial da Dataprom, Jailson Felisbino, explicou sobre a atuação da empresa.

Sobre as dificuldades enfrentadas em implementar projetos digitais por municípios menores, o diretor comercial disse que a empresa faz um trabalho de consultoria para facilitar o processo de aquisição tecnológica.

Considerado pelos organizadores o maior evento brasileiro de cidades inteligentes, a terceira edição do Smart City Expo Curitiba 2022 reuniu mais de 10 mil pessoas de 30 nacionalidades, somando público presencial e remoto.