A lista com as instituições de ensino superior com vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está disponível no site do Ministério da Educação (MEC). As inscrições ficam abertas de 22 a 25 de janeiro. Somente no Paraná, são mais de 5.800 vagas divididas em seis instituições de educação superior que participam do programa.

O Sisu seleciona estudantes que podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Entre as instituições de ensino superior federal do estado estão a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 1.710 vagas; a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 1.287 oportunidades; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), oferece 1.238 vagas; a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), tem 1.117 vagas; e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que oferece 368 vagas.

SAIBA MAIS:



Além disso, a única instituição de educação superior pública municipal participante do programa, a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) do Paraná, oferece 86 vagas.

Marcos Schiefler, reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que oferece o maior número de vagas no estado, falou sobre a seleção que oferece vagas em 114 cursos de graduação em uma das 13 cidades do Paraná.

Marcos Schiefler falou sobre uma modalidade específica para candidatos com renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O Sisu é um sistema informatizado de ingresso criado pelo Ministério da Educação em 2010. O programa reúne em um sistema eletrônico administrado pelo MEC vagas para instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A maioria é ofertada por instituições federais, entre universidades e institutos. O sistema faz a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, por curso e modalidade de concorrência, eles são selecionados até o limite da oferta das vagas, por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

A inscrição para o Sistema de Seleção Unificada é totalmente gratuita.