Desde a última sexta-feira (13) o site do Tribunal de Contas do Paraná está fora do ar. Segundo o TCE, ataques hackers foram identificados por volta das nove horas da noite daquele dia e até a manhã desta segunda-feira (16) os sistemas e o site continuavam indisponíveis.

Em nota, o Tribunal afirmou que “após a confirmação da contaminação pelo malware, a equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação executou as medidas de isolamento, garantindo a segurança e a integridade das informações”. No texto, o TCE pontua que não houve vazamento de dados.

Ainda não há prazo para que o site e os sistemas voltem a funcionar, o que segundo o Tribunal de Contas deve ocorrer de maneira gradual. Em razão da invasão, os prazos de processos estão suspensos até o dia 20 de maio, para evitar prejuízos nos casos relacionados ao órgão.

Igor Marques Gama, especialistas em segurança da informação da ISH Tecnologia, afirma que este tipo de invasão tem se tornado mais frequente.

Recentemente houve ataques aos governos estadual e federal. Após invasão ao sistema do Ministério da Saúde, em dezembro de 2021, o registro de vacinação e emissão de certificado de imunização ficou inoperante. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região também  precisou suspender prazos de processos para evitar prejuízos pelo mesmo motivo.

A prática que tem sido adotada pela maioria dos criminosos é a de sequestro de dados.  Para Guilherme Guimarães, advogado especialista em Segurança da Informação e Direito Digital, é preciso que os governos fortaleçam a proteção dos ambientes.