O sistema de monitoramento por bandeiras criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba para avaliar o cenário da pandemia na cidade e embasar medidas de contenção, atingiu a menor pontuação desde que foi criado, em junho de 2020.
Os dados são referentes a semana do dia 04 ao dia 10 de novembro e a pontuação do sistema ficou em 1,35.
A capital paranaense está há quatro meses na bandeira amarela, que significa um sinal de alerta constante, mas que permite o funcionamento de quase todos os serviços, desde que mantidas as medidas de prevenção como distanciamento social, utilização de máscaras de proteção e álcool em gel.
Para o médico infectologista Moacir Pires Ramos, o cenário atual é completamente diferente do que o observado no mesmo período do ano passado.
O painel é composto por nove indicadores divididos em dois grupos, propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde, grupo de maior peso na pontuação final.
O médico infectologista Francisco Beraldi de Magalhães fala que a manutenção das medidas de prevenção segue sendo fundamental para que os números continuem baixando. Ele faz ainda uma ressalva com relação ao uso das máscaras.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a média móvel de mortes por data de divulgação apresentou queda de 46,7% nos últimos 14 dias. Nos casos ativos, a redução foi de 22,1%. O número indica a quantidade de pessoas na fase ativa da doença que acompanha a baixa do Rt, dado que indica quantidade de novos contaminados para cada pessoa na fase ativa da doença. O número está em 0,69, abaixo de 1, condição que demostra desaceleração da pandemia.