Todas as semanas milhares de vagas de emprego com carteira assinada são ofertadas nas Agências do Trabalhador do Paraná. Neste dia 7 de agosto, são pelo menos 15.600 disponíveis, segundo Cassio Strapasson, coordenador estadual de Trabalho e Emprego.
O principal obstáculo para preencher as vagas é a educação, de acordo com o representante da pasta do Trabalho. A falta de escolaridade, como a conclusão do ensino médio impede que muitos candidatos, que não precisam de experiência para a função, consigam um emprego.
Já para aqueles que já concluíram o ensino regular, há oferta de cursos direcionados para as vagas, de maneira gratuita.
Para quem possui formação, é possível chegar e já sair com uma entrevista de emprego marcada, caso do Antonio Ademir, que é candidato há uma vaga de motorista.
O coordenador estadual de Emprego aponta também que não há restrição de idade e que o Sine possui postos de trabalho também para pessoas acima dos 40 anos.
Cosme Teles, é uma dessas pessoas. Aposentado com mais de 60 anos, ele não pensa em parar e está em busca de um complemento para a sua renda com uma vaga de trabalho na área de segurança.
Apesar da idade, ele já usa o aplicativo do Sine Fácil para encontrar as vagas e vem para agência apenas para pegar a carta de encaminhamento para a entrevista.
As vagas de trabalho estão disponíveis pelo aplicativo, que precisa de um login feito pelo Gov.br, ou nas agências do trabalhador do estado. Nesta terça-feira (8) haverá um mutirão de emprego das 9h às 16h, na Rua da Cidadania do Sítio Cercado. As senhas para atendimento serão entregues até o meio dia. Serão 1.500 vagas de emprego, com 50 empresas fazendo processo seletivo na hora.