Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tem, teve ou vai ter dores nas costas provocadas por problemas de coluna e postura errada. No Brasil, cerca de 30% da população do país já apresenta algum caso de dor crônica na coluna. Com isso, a síndrome do pescoço de texto ou ‘pescoço tecnológico’, considerada uma nova doença da coluna vertebral, causada principalmente pelo uso excessivo de celulares e dispositivos móveis, pode agravar e aumentar o número de pessoas com problemas ortopédicos.

Antônio Krieger, ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat explica que a preocupação dos profissionais da área da saúde é que cada vez mais os jovens têm buscado atendimento para este tipo de dor, o que antes era mais frequente em adultos e idosos.

De acordo com os especialistas, uma cabeça pesa em média 6 kg, quando na posição normal e alinhada à coluna. Mas ao inclinar cerca de 15 graus, esse peso dobra e dependendo da postura da pessoa ela pode fazer uma sobrecarga de quase 30 kgs.

Para evitar este tipo de complicação, as dicas são manter uma rotina de exercícios físicos e cuidar com o uso excessivo das telas.