O comandante do 8° Grupamento de Bombeiros, Major Fabrício Frazatto dos Santos, explicou que uma sinalização eletrônica emitida pelo relógio de um dos ocupantes do avião, levou as equipes de buscas a encontrarem o monomotor, às 14h desta sexta-feira (7), na Serra da Prata, no Litoral do estado. O aeronave sumiu dos radares de monitoramento e estava desaparecida desde o início desta semana.

Mesmo com o sinal de GPS indicando a localização do avião, as equipes aéreas não conseguiam encontrar o monomotor em meio à mata fechada. A aeronave foi localizada em uma altitude de aproximadamente 650 metros.

O major comentou sobre as condições do tempo e a localização no momento em que a aeronave sobrevoava a Serra do Mar.

Cerca de 200 pessoas, de 15 instituições, além de voluntários, participaram das operações de buscas que foram coordenadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, foram utilizadas diversas aeronaves de órgãos do governo e da FAB durante as buscas.

A partir de agora, as investigações ficam concentradas no Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), para esclarecer o que causou a queda do avião.

O Corpo de Bombeiros informou que as três vítimas foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal de Curitiba.

A aeronave saiu de Umuarama, no interior do estado, na manhã de segunda-feira (3), e tinha como destino a cidade litorânea de Paranaguá, mas desapareceu quando sobrevoava uma área da Mata Atlântica, próximo à Serra do Mar, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Segundo informações, o último sinal do avião foi recebido às 10h14 do dia do desaparecimento e o pouso estava previsto para as 10h24.

O monomotor transportava os servidores Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim, assessores da Secretaria da Casa Civil do Paraná, além do piloto Jonas Borges Julião.