No Dia do Orgulho Autista, celebrado em nesta terça-feira (18), a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) anuncia a conclusão de uma importante iniciativa voltada à inclusão e à conscientização. O símbolo do autismo está incorporado aos assentos preferenciais dos ônibus do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), abrangendo 847 veículos que circulam pelos 23 municípios que fazem parte do sistema.

De acordo com a Amep, a ação visa ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e garantir que esse público possa usufruir dos assentos preferenciais, um direito assegurado pela legislação. Conforme a Lei Berenice Piana, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que equipara o autista à pessoa com deficiência (PcD), eles têm direito a atendimento prioritário em serviços públicos e privados, e também no transporte coletivo.

A Amep está implantando gradativamente um sistema de aviso sonoro nos veículos que possuem sistema de som interno. Ele informa aos passageiros sobre a prioridade dos assentos preferenciais.

O Dia do Orgulho Autista foi celebrado pela primeira vez em 2005, pelo grupo Aspies for Freedom (AFF), do Reino Unido, e tornou-se um evento global que é amplamente comemorado on-line. A data surgiu para combater estereótipos sobre o TEA.

*Com informações da AEN
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata