Apesar de, no calendário tradicional, a primavera começar apenas em 22 de setembro, o mês já traz mudanças no padrão climático no Paraná. O tempo fica mais quente e úmido, com menor influência das massas de ar frio e predominância do ar quente. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), setembro de 2025 deve ser marcado por uma alternância entre dias de calor e períodos de chuva com temperaturas mais amenas.

Chuva retorna e temperaturas se elevam no estado

Historicamente, agosto é o mês mais seco do ano, enquanto setembro marca o retorno das chuvas. Com os ventos soprando da região amazônica para o Sul do Brasil, calor e umidade são transportados ao estado. As chuvas geralmente se formam no Paraguai, no norte da Argentina e na faixa oeste da região Sul, e se tornam mais frequentes a partir da segunda quinzena do mês.

As áreas com menor média de precipitação em setembro ficam próximas a Doutor Ulysses, Jaguariaíva, Cambará, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, com acumulados entre 75 mm e 100 mm. Entre Maringá, Londrina e Curitiba, os volumes variam de 100 mm a 125 mm. Já nas regiões mais chuvosas, como Cascavel, Guarapuava e Telêmaco Borba, os índices chegam a 175 mm ou até 200 mm no mês. No restante do estado, a média de chuva fica entre 125 mm e 150 mm.

As temperaturas também sobem em setembro. As regiões mais frias continuam sendo Palmas, General Carneiro e Curitiba, com médias entre 12°C e 14°C. Entre Pato Branco, Guarapuava e a Região Metropolitana de Curitiba, os valores variam entre 14°C e 16°C. De Francisco Beltrão a Telêmaco Borba e no sul do Litoral, incluindo Cascavel, a média fica entre 16°C e 18°C. No Oeste, Noroeste e extremo norte do estado, a média pode atingir de 18°C a 22°C.

Segundo o Simepar, a virada do mês será marcada por tempo dividido no estado. A metade leste, incluindo a capital e o Litoral, terá céu encoberto, com poucas variações de temperatura e possibilidade de garoa ocasional, já que o vento predominante do oceano transporta bastante umidade. As mínimas em Curitiba devem ficar em torno de 13°C, com máximas de até 20°C. No Litoral, as máximas chegam a 24°C.

No interior, o cenário é oposto: o sol predomina, não há previsão de chuva e as temperaturas sobem. Entre o Oeste, Noroeste e Norte do estado, as máximas devem ultrapassar os 30°C.

*Com informações da AEN