No Paraná, o Centro de Referência Estadual de Bancos de Leite Materno fica em Londrina, e é responsável pela rede que atende crianças na primeira infância. Atualmente, o Paraná conta com 14 Bancos de Leite Humano e 17 Postos de Coleta. Em 2021, as unidades do Estado coletaram aproximadamente 23 mil litros de leite, beneficiando mais de 14.500 crianças.

Em um evento, promovido virtualmente pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, a Coordenadora do Centro de Referência Estadual de Bancos de Leite Materno de Londrina, Leticia Lima Colinete Costa destacou o principal motivo da importância da doação do leite humano.

O dia 19 de maio, é celebrado o dia Nacional de Doação do Leite Humano e como ressaltou a coordenadora dos Bancos de Leite Materno, a intenção é que mais mães se sensibilizem e sejam doadoras.

Para doar, as mulheres precisam estar com produção de leite e entrar em contato com o Banco mais próximo da residência.

A Enfermeira do Hospital Universitário do Hospital Oeste do Paraná, Anelise Vieckzorek, explica que é preciso uma quantidade mínima, por conta dos procedimentos laboratoriais que são feitos com o leite doado.

Entre os benefícios para as crianças que recebem o leite materno estão o fortalecimento do sistema imunológico, evitando diarreias, doenças respiratórias e otites, além de apresentar menos riscos para o desenvolvimento de alergias, hipertensão, obesidade e diabetes ao longo da vida.

Já para as mães, que amamentam e também doam, os profissionais de saúde apontam resultados positivos, como o aumento do vínculo com o bebê, redução do risco de câncer de mama e de sangramento no pós-parto e ajuda na perda de peso pós-gestacional.

O endereço das 14 unidades de Banco de Leite do estado estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).