Os servidores docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) finalizaram a greve, que durou pouco mais que três meses. Em Assembleia nesta sexta-feira (28), com 80% dos votos a favor, aprovaram a saída da mobilização da categoria. O resultado foi divulgado no portal do SINDIEDUTEC, sindicato que representa as categorias das carreiras de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBBT) e Técnica Administrativa.

As aulas devem ser retomadas nesta segunda-feira (1º de julho). O novo calendário acadêmico de 2024, para reposição das atividades, será definido em reunião entre o sindicato dos servidores e a reitoria do IFPR nos próximos dias.

Vale lembrar que nesta semana, o governo federal assinou os acordos com entidades representativas para o fim da paralisação das categorias.

Os acordos fechados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

preveem aos docentes a reestruturação da carreira, com reajustes médios de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, além de reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira.

No caso dos técnicos, a proposta prevê reajuste médio de 31,2% em quatro anos, além de ganhos com progressão na carreira, que aumentarão dos atuais 3,9% para 4,0% em janeiro de 2025 e 4,1% em abril de 2026.

Além dos reajustes, o Ministério da Educação se comprometeu a revogar a Portaria que regulamenta atividades docentes no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a criar um Grupo de Trabalho para a elaboração de uma nova regulamentação.

Também foi acordada a recomposição do conselho que estabelece as diretrizes para a concessão da certificação destinada a professores de cursos técnicos de nível médio.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]