Os atendimentos oferecidos às pessoas com deficiência aumentaram 111% em 2022, em comparação com o último ano. Entre os serviços disponíveis estão as capacitações, o apoio à empregabilidade, a Central de Libras e o Transporte Acesso, que tiveram mais de 70% de aumento, se comparados com 2021.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, este aumento demonstra o retorno desta população às atividades fora de casa, após a pandemia.

A Central de Libras mais que dobrou seus atendimentos em 2022 – teve alta de 111% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 9.500 atendimentos a pessoas surdas, de forma on-line ou presencial, para os mais variados casos de tradução, e foram feiras 82 traduções em eventos.

O Transporte Acesso, que leva os usuários às diferentes atividades, teve um crescimento de 77%, fechando o ano com 18,7 mil atendimentos realizados. Além disso, o número de beneficiados cadastrados aumentou 23%, para 1.471 pessoas.
O apoio à empregabilidade, que liga quem procura emprego com as empresas que buscam preencher suas vagas com pessoas com deficiência, chegou a 1.696 atendimentos, 78% a mais dos registrados em 2021. Este ano foram ofertadas mais de 500 vagas, em 30 empresas, na Semana da Empregabilidade, que aconteceu em setembro.
Em 2022 também foram realizadas capacitações em 40 repartições, como o Tribunal Regional Eleitoral e vários setores da administração municipal. O volume é 110% maior que as 19 capacitações realizadas no ano passado.