Essa é a expectativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), confirmada à reportagem da CBN Curitiba. As empresas já foram definidas por licitação. O que falta agora, segundo o DER é a assinatura dos contratos. Assim que assumirem os lotes, as empresas devem prestar os serviços por um ano, ou até que as novas concessionárias passem a administrar os trechos das rodovias que antes eram pedagiadas.

A contratação de serviços de guincho foi, inclusive, uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que afirmou que seria desvio de função designar policiais militares para a prestação desses serviços aos usuários

Conforme o edital, serão serviços de guincho leve e pesado, para desobstrução de pista e remoção de veículos, e operações de atendimento mecânico, como troca de pneus, carga elétrica, entre outras.

O edital prevê também a inspeção de tráfego, com equipes específicas para percorrer 100% da malha do Anel de Integração ao menos 3 vezes ao dia, verificando a necessidade de assistência aos usuários, inspecionando as pistas e participando ativamente na ocorrência de neblina, incêndios, acidentes e outras situações, providenciando sinalização de emergência, desvios de tráfego e demais apoios.

Também serão realizados serviços de apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndios nas áreas próximas às rodovias, com fornecimento de caminhões-pipa; e atendimento a incidentes com animais soltos nas pistas, com orientação aos usuários e a captura e transporte dos animais utilizando equipamento apropriado, como caminhão boiadeiro.

O edital prevê o pagamento de mais de R$ 105 milhões para a prestação desses serviços pelo período de um ano.