O projeto que disponibiliza bicicletas compartilhadas para a população de Curitiba começou a operar nesta segunda-feira (17). Ao todo, 250 bicicletas estão disponíveis para aluguel em 20 estações distribuídas em vários endereços da cidade. O evento de lançamento aconteceu na Praça 29 de Março, onde está instalada uma das estações.

Bikes compartilhadas começam a circular por Curitiba nesta segunda (17). Imagens: Bruno de Oliveira/CBN Curitiba.

Durante a inauguração, o prefeito Rafael Greca falou que os equipamentos estão reforçados com dispositivos de localização para evitar possíveis furtos. A ideia, segundo ele, é ampliar o número de bicicletas disponibilizadas para a população. Nos dez primeiros dias, os usuários poderão utilizar o equipamento de maneira gratuita.

Os endereços onde as estações foram definidas acabaram sendo escolhidos em conjunto com a empresa que disponibiliza os equipamentos e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e da Superintendência de Trânsito. A superintendente responsável pela pasta, Rosângela Battistella, explicou como a cidade tem se adaptado para o novo meio de locomoção.

O novo sistema possibilita a conexão de diferentes pontos da cidade e os usuários poderão circular com maior facilidade entre áreas importantes como os terminais Cabral, Portão, Guadalupe e Campina do Siqueira, além da Estação Rodoferroviária. Para o advogado Maurício Guimarães, a novidade é de grande importância para quem usa o meio de transporte.

Para a doutora em Gestão Urbana, Rafaela de Almeida, a bicicleta é uma ferramenta importante para modificar o panorama do transporte no Brasil, baseado, em sua maior parte, por veículos motorizados. Ela disse que a novidade pode incentivar o uso do equipamento e diminuir o grande fluxo de automóveis nas vias.

Em Curitiba, as estações estão localizadas na Praça Tiradentes, Praça Carlos Gomes, Praça Zacarias, Praça Osório, Rua Visconde do Rio Branco, Avenida Vicente Machado, Shopping Itália, Senac Centro, Rua 24 de Maio, Praça Oswaldo Cruz, Rua Gastão Câmara, Praça 29 de Março, Praça da Espanha, Pátio Batel, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Água Verde, Avenida República Argentina, Shopping Água Verde, Colégio Estadual Pedro Macedo e Igreja do Portão.