Ainda como consequência do incidente que deixou mais de 900 pessoas presas em vagões na rota turística entre Curitiba e Morretes, a prefeitura do município do litoral solicitou uma reunião com a empresa Rumo, responsável pela malha ferroviária do estado. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), o diretor presidente da Serra Verde Express, responsável pela operação da linha turística, Adonai Aires Arruda, disse que todos os testes foram feitos antes da liberação do comboio que ficou 10 horas parado na Serra do Mar e que mesmo com a previsão do ciclone extratropical a rota só teria parado em caso de problemas de segurança na linha.

Em nota enviada à CBN, a Rumo informou que “as operações ferroviárias são monitoradas 24h por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO). No momento da partida do trem de passageiros, às 8h30, não havia nenhuma restrição e registro de árvores caídas sobre os trilhos entre Curitiba e Morretes. As condições de visibilidade e segurança estavam dentro de todos os parâmetros habituais, inclusive com trens de carga que também circulavam pelo trecho”. A empresa também disse que “os trabalhos de poda e limpeza foram acionados, mas a área era de difícil acesso para as equipes de manutenção”.

O trem chegou à Morretes às 21 horas desta quinta-feira (13). Os passageiros foram recepcionados com uma estrutura de transporte rodoviário como vans e ônibus para o retorno à Curitiba. Além disso, o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, afirmou que acompanhou pessoalmente a situação e que mobilizou o comércio e os restaurantes para atender os passageiros que deveriam ter chegado para almoçar na região.

 

De acordo com o prefeito uma reunião será marcada com a Rumo e a Serra Verde para discutir melhores práticas, já que o trem é um dos principais atrativos turísticos da região e leva milhares de pessoas à Morretes todos os dias.
O diretor presidente da Serra Verde, pontuou que haviam carros equipados com sistema 4×4, convênio com aeronaves e uma estrutura logística preparada para fazer o resgate das pessoas, se necessário. Ele também disse que o acesso até a região estava prejudicado pela queda de árvores em pistas de apoio.

As viagens de trem foram canceladas nesta sexta-feira (14), mas as programadas para o fim de semana ainda estão previstas. A Serra Verde Express informou que vai realizar o ressarcimento dos ingressos comprados e que vai analisar cada caso com os consumidores que se sentiram lesados.