A rádio CBN Curitiba veiculou na programação, nos últimos dias, uma série especial de quatro reportagens sobre a importância e os desafios dos hospitais filantrópicos, responsáveis por quase metade de todos os atendimentos realizados no Sistema Único de Saúde. O Paraná possui, atualmente, 143 instituições filantrópicas de saúde, com cerca de 15 mil leitos.
O material, produzido, editado, sonorizado e reportado pela jornalista Andressa Tavares, traz relatos de hospitais da capital e do interior do Paraná, dos menores aos maiores, dos gerais aos especializados, além de depoimentos de pacientes que tiveram suas vidas transformadas pelas mãos dos profissionais de saúde das unidades, que batalham dia após dia para entregar mais e melhor, com vontade, persistência, boas ideias e solidariedade.
A série reflete, ainda, com análises de quem entende do assunto, sobre possíveis soluções para o desequilíbrio financeiro amargado desde sempre, de forma geral, pelo setor.
Na reportagem que abre o especial, a realidade em duas importantes unidades sediadas em Curitiba: Hospital Pequeno Príncipe e Hospital Erasto Gaertner.
A Santa Casa de Curitiba e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, também na capital, estão na segunda reportagem com suas histórias, iniciativas, realizações e maiores desafios.
Na terceira reportagem, os “milagres” na gestão para o melhor funcionamento do Hospital Darcy Vargas, em Rebouças, no centro-sul paranaense, e do Hospital Regional Vale do Ivaí, em Jandaia do Sul, no norte.
Na reportagem que fecha o especial, a força e a determinação das Santas Casas de Paranavaí, Maringá e Londrina.