Realizado nesta terça-feira (5), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro aumentou de sete para nove o número de jogadores estrangeiros que podem ser relacionados a cada rodada pelos 20 clubes da competição. Esta medida beneficia o Athletico, que tem dez atletas* de outros países.
No encontro, que contou pela primeira vez com os capitães das equipes, também houve uma decisão que envolve as Datas Fifa: os times com jogadores convocados para seleções terão um intervalo mínimo de 48 horas após o término da Data. Por exemplo, se Canobbio servir a seleção uruguaia até uma terça-feira, o Athletico terá o direito de só jogar na quinta-feira seguinte.
Também envolve o Athletico o direito, aprovado nesta terça, para que os visitantes possam treinar nos estádios com gramado sintético, como a Ligga Arena. Os visitantes terão este benefício nas vésperas das partidas.
A competição vai começar no dia 13 de abril com outras duas novidades: a explicação dos árbitros ao público, nos estádios, sobre as decisões tomadas após a revisão dos lances; e o Prêmio Roberto Dinamite para o artilheiro. Ídolo vascaíno, Roberto, que morreu em 2023, aos 69 anos, é o maior goleador da história do campeonato, com 190 gols.
Os estrangeiros do Athletico
argentinos (5): laterais Léo Godoy e Esquivel, meia Zapelli, atacantes Cuello e Di Yorio
paraguaios (2): zagueiro Gamarra e atacante Benitez
uruguaios (2): atacantes Canobbio e Mastriani
chileno (1): atacante Arriagada