Na manhã desta sexta-feira (28) a reportagem da rádio CBN Curitiba esteve no cruzamento da Avenida Victor Ferreira do Amaral com a Linha Verde, onde acontecem as obras do viaduto do Tarumã desde janeiro. Motoristas enfrentam congestionamento devido aos desvios na região. Nesta manhã, agentes da Setran orientaram o trânsito perto das 6h30, onde há um pico de veículos por conta do horário de início das aulas no Colégio Militar de Curitiba. Mas às 7h30 já não havia mais orientação dos agentes.
A reportagem apurou que a situação mais complicada foi registrada na quarta-feira (26), quando as três faixas sentido centro da capital da Avenida Victor Ferreira do Amaral ficaram engarrafadas pelo alto fluxo.
Os períodos de maiores transtornos são os horários de pico, das 6h30 às 7h30, depois das 12h às 13h e no fim do dia, entre 17h30 e 19h30.

Motoristas relatam a demora e a dificuldade para realizar um dos principais retornos para acesso à Linha Verde e a região central.

Em nota, a Superintendência de Trânsito (Setran) informou que “elaborou diversas opções de desvios aos motoristas para a execução das obras do Complexo do Tarumã. As rotas alternativas foram criadas para desviar o tráfego para as principais ligações viárias da região e que inúmeras placas de sinalização foram instaladas ao longo do trecho para orientar os motoristas”.

Sobre a obra, a prefeitura disse em nota que “já foram concluídas a cravação de 152 estacas metálicas (76 em cada um dos lados) necessárias à fundação e ampliação da estrutura viária. As equipes seguem na etapa de fundação da nova estrutura, no lado sul do viaduto (lado do Muffato) com a escavação para concretagem dos blocos de fundação ao redor das estacas.

Há serviços de drenagem e terraplanagem nas ruas Bandeirantes Dias Cortes, desde a Linha Verde até a Avenida Affonso Penna. As duas vias estão sendo preparadas para receber nova pavimentação.
Também estão organizados os preparativos da Intervenção na Rua Nagib Daher, que vai receber novo pavimento, entre a Rua Presidente Epitácio Pessoa e a Avenida Affonso Penna. A via também integrará as alças de acesso do viaduto”.

Ainda segundo a prefeitura de Curitiba o prazo para o término da obra é de um ano e meio, encerrando em meados de 2024.