Moradores de Curitiba poderão participar de diferentes atividades e palestras sobre como minimizar os impactos do descarte de resíduos no Paraná. A ação faz parte da Semana Lixo Zero, que teve início nesta sexta-feira (20).

Um dos objetivos é promover a conscientização sobre a reutilização e reciclagem de produtos pela população. A iniciativa atua na integração de vários segmentos como: poder público, setor empresarial, terceiro setor e também universidades.

A co-fundadora do Paraná Lixo Zero, Flávia de Sá Sotto Maior, explica que as atividades devem debater como cada setor da sociedade está agindo para alcançar o Lixo Zero, promovendo a sensibilização sobre a redução e reciclagem de resíduos.

Para ajudar na coleta e reciclagem de lixo, Curitiba possui programas como o Eco Cidadão, que conta com barracões que recebem o material da coleta feita pelos caminhões do Lixo que Não é Lixo, além do material entregue diretamente pela população.

A secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, explica que o próximo passo da cidade deve ser um plano de compostagem, que deve auxiliar na educação ambiental.

A Semana Lixo Zero vai até 29 de outubro. Interessados em participar das ações podem acessar a programação completa no site: https://www.paranalixozero.com.br/calendario

Para os interessados em realizar o descarte correto de lixo, Curitiba possui 11 Ecopontos para descarte de resíduos de construção civil, madeiras, restos de podas de árvores e limpeza de jardins, mobiliários inservíveis, recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura usados.

Confira os pontos de descarte: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/ecopontos-descarte-correto-de-residuos/716