A semana que se inicia será marcada pela poluição do ar no Paraná por conta da presença de fumaça que vem da região Norte e Central do Brasil e também da Bolívia. Além disso, há previsão de muito calor e tempo seco em todas as regiões.
O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, alerta que a umidade do ar deve permanecer muito baixa durante este período, variando entre 20% e 30% durante a tarde. Além disso, o tempo seco pode aumentar o risco de incêndio.
Em Curitiba, a temperatura máxima deve passar dos 30°C até a sexta-feira (13). Segundo o Simepar, os termômetros nas regiões Norte e Noroeste do estado podem encostar nos 40ºC. As temperaturas mais amenas devem ser registradas no litoral, onde a presença de nevoeiro marítimo impede um aquecimento maior nas regiões costeiras.
O Simepar projeta mudanças no tempo para o próximo sábado (14) com a chegada de uma frente fria. A previsão é de chuva para algumas regiões do Paraná, incluindo Curitiba. Na capital, as máximas devem cair dos 30ºC para os 20Cº no fim de semana.
Por conta da seca e incêndios, o Paraná já vive uma situação de emergência. Por causa disso, a Defesa Civil recomenda para que a população evitar qualquer tipo de incêndio e comunique o Corpo de Bombeiros ao avistar qualquer possível foco.
Com relação a saúde, o Ministério da Saúde recomenda que em dias de tempo muito seco as pessoas se hidratem constantemente e evitem exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h.