A semana da Proteção Animal, tem como principal atração um “test drive” para incentivar a adoção dos animais da cidade. A realização acontece dentro dos programas Lar Adotivo e Passeio para Adoção. No Lar Adotivo, famílias poderão levar cães previamente treinados para passar uma ou mais noites em suas casas. Quem preferir, pode levar os animais ao Passeio para Adoção, por um período mais curto, de cerca de três horas.

A participação acontece mediante o preenchimento de um formulário on-line. Os bichinhos são do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar). As ações têm a parceria da UFPR. Para a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, é uma união muito importante para aumentar os índices de adoção da cidade.

A idealizadora dos programas, a doutoranda da UFPR Ana Lucia Baldan, conta que o principal diferencial é trabalhar o comportamento dos cães para que eles estejam aptos a se adaptar às novas famílias.

A semana termina com uma edição especial do evento de adoção Amigo Bicho, que volta ao Parque Barigui, no sábado (8), das 10h às 16h.