Seis mandados são cumpridos no Paraná, na nova fase da Operação Lesa Pátria, que é realizada nessa quinta-feira (29). A operação é focada em investigar suspeitos de financiar e fomentar atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos.

No Paraná, três mandados são de busca a apreensão e três são de monitoramento de tornozeleira eletrônica. Nessa fase, no total, são cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico – todos expedidos pelo STF. Além do Paraná, as ações ocorrem no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, no Tocantins, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, no Espírito Santo e Distrito Federal.

De acordo com a Polícia Federal foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

*Com informações da Agência Brasil.