Seis cidades paranaenses estão entre as 50 com melhores condições para empreender em todo o Brasil no ano de 2023, de acordo com relatório produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A primeira cidade a aparecer na lista é Curitiba, em sétimo lugar, seguida por Maringá, Londrina, São José dos Pinhais, Cascavel e Ponta Grossa.

Chamado de Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), o ranking existe desde 2014 e leva em consideração sete indicadores construídos, tendo como referência cinquenta critérios objetivos das condições que afetam o empreendedorismo nos municípios.

Primeira cidade paranaense no ranking, Curitiba se destaca principalmente pelo critério de Acesso à Capital, que de acordo com o ICE, se mostra como um os principais motivos para empreendedores se arriscarem em novas oportunidades, sendo capaz de proteger o negócio de choques de mercados e dos efeitos de riscos e incertezas.

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, subiu na última classificação geral principalmente pelo indicador Ambiente Regulatório, que leva em conta onde se gasta menos tempo com questões burocráticas, tanto legais quanto processuais, para a criação e execução do negócio.