O segundo turno das eleições municipais, que acontecerá em 27 de outubro, não terá a possibilidade de voto em trânsito. As pessoas que não puderem comparecer às seções eleitorais precisarão justificar a sua ausência.

No entanto, os pontos de justificativa não serão instalados em todas as cidades. No Paraná, 12 cidades terão pontos para atendimento ao eleitor que precise informar o motivo da sua ausência na data da eleição.

Os locais serão instalados nas cidades de Curitiba, Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Araucária, Paranaguá, Toledo, Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande.

A justificativa também poderá ser realizada ainda pela internet, utilizando o aplicativo e-Título. Não há necessidade de anexar documentos que comprovem a ausência.

No Paraná, o segundo turno acontecerá nas cidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Nos 701 locais de votação nos três municípios, são aguardados mais de 2,08 milhões de eleitores. Quem não votou no primeiro turno pode comparecer no segundo.

O eleitor que deixar de justificar a ausência no dia da votação no segundo turno poderá realizar o procedimento até o dia 7 de janeiro por meio do aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Para quem não justificou no primeiro turno, o prazo é 5 de dezembro.

No Paraná, o TRE realizou 5,8 mil atendimentos de eleitores e eleitoras por meio do Disque-Eleitor e do canal Tira-Dúvidas Eleitoral via WhatsApp nos dias 5 e 6 de outubro. Para telefonemas, o número é o 0800 640 8400. O atendimento no aplicativo de mensagens é realizado pelo (41) 3330 8500.

No sábado (26), véspera do segundo turno, o disque-eleitor irá operar de 8h às 17h. No dia da eleição, 27 de outubro, o atendimento será realizado 7h às 17h. Pelo telefone celular, é possível realizar ainda o atendimento por meio de Libras.