A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) lançou, nesta quarta-feira (18), a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, com o objetivo de reconhecer os melhores produtos do Estado. A premiação está prevista para maio de 2025.
Serão avaliadas 21 categorias de queijos, conforme características e tipo de leite usado na produção. A expectativa é contar com 600 inscrições, superando o total verificado na primeira edição do prêmio, quando 450 produtores participaram da iniciativa. As inscrições serão abertas em 1º de dezembro. Para participar, produtores ou agroindústrias precisam estar regularizados, com certificado de inspeção municipal, estadual ou federal.
Os melhores queijos vão receber medalhas de ouro e super ouro, além do grande vencedor ganhar o título de Melhor Queijo do Paraná 2025.
O Paraná conta com 190 queijarias artesanais e 220 laticínios, com produção em todos os 399 municípios. O Estado é o segundo maior produtor de leite do país, com 13 milhões de litros/dia, sendo que seis milhões de litros são destinados para a produção de leite.
Segundo o presidente interino da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, a iniciativa agrega valor ao segmento.
Além do reconhecimento dos melhores queijos, neste ano, a iniciativa traz o Concurso Excelência em Muçarela – edição Pizza. O júri vai avaliar características do queijo, como elasticidade, derretimento e fatiabilidade. Também haverá uma avaliação sensorial.
A produtora Elis Carla Colombis tem uma queijaria em Diamante do Oeste, no interior do Paraná. Ela esteve no lançamento do prêmio e destacou a importância de certificados e medalhas para o negócio.
O Prêmio Queijos do Paraná ainda conta com apoio de um comitê gestor, formado pelo Sistema FAEP, Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Sindileite-PR e Sistema Fecomercio.