As obras emergenciais de recuperação da encosta da BR-277, entre o km 39 e o km 41, na Serra do Mar, em Morretes, seguem em andamento, conforme informações divulgadas nesta quarta-feira (4) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). São pontos atingidos por deslizamentos de terra causados pelo intenso volume de chuvas no fim de novembro de 2022.

De acordo com o órgão, são realizados serviços na encosta para atenuar novos danos, assim como desobstrução de canaletas para evitar o acúmulo de água nas margens da rodovia, constante limpeza e manutenção da sinalização, entre outros. Também são mantidas análises e estudos geológicos para avaliação de risco e projetos de contenção de taludes.
Atualmente, três das quatro faixas estão liberadas no trecho, de acordo com a necessidade e o volume de veículos, afirma o DER/PR. A exceção é um trecho de 400 metros que segue em pista simples no km 41, local mais atingido pelas fortes chuvas.
A responsabilidade da execução das obras da BR-277 no km 39 e km 41, em função dos deslizamentos de novembro, é do DER/ PR.

Já o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelas obras no Km 42, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro. O órgão federal retirou o guindaste e liberou a pista antes em 22 de dezembro, para ajudar na fluidez do tráfego neste ponto da rodovia, e há previsão de retorno dos serviços ainda no início deste ano.