A causa da morte de uma bebê de um ano de idade, de São José dos Pinhais, ainda é desconhecida. Na quarta-feira (28) a criança foi levada por familiares a uma unidade de saúde. A informação inicial era de que teria se afogado na banheira. Segundo a Prefeitura da cidade a bebê estava em parada cardíaca. Mas, a equipe que realizou o atendimento relatou que as vias aéreas da criança estavam obstruídas com algum tipo de comida.

O delegado da Polícia Civil, Fábio Machado, que está investigando o caso, afirma que ainda não é possível descartar, por exemplo, maus-tratos.

Os familiares já foram intimados para depoimento. Podem responder por homicídio culposo, dependendo do resultado do exame causa da morte.

Por meio de nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que a criança, levada por familiares, já desacordada, deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Martinópolis.

“A equipe médica iniciou prontamente o atendimento, de forma emergencial e urgente, com a manobra de reanimação, uma vez que o paciente estava em parada cardíaca”, diz a nota.

Em seguida, ainda segundo a prefeitura, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas a criança não resistiu e morreu no local.