O segmento de soja, formado por soja em grão, farelo de soja e óleo de soja, movimentou uma média de US$ 34 milhões por dia no Porto de Paranaguá em 2023. Os dados são do sistema Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do governo federal.

Ao todo, foram embarcadas nos portos paranaenses mais de 13 milhões de toneladas dos três produtos, sendo principalmente movimentada a soja em grão, seguido pelo farelo de soja e óleo de soja. Em valores absolutos, a movimentação destas cargas em Paranaguá superou US$ 7 bilhões nos sete primeiros meses de 2023.

O complexo soja exportado pelo Porto de Paranaguá tem como principal destino a Ásia. No período, a soja em grão teve como principal destino principalmente a China, seguido por Coreia do Sul, Bangladesh e Rússia. O maior volume de óleo de soja foi para a Índia, seguido por Bangladesh. Já o embarque de farelo de soja teve como destino para países da Europa, como Polônia, Holanda, França, Alemanha, Eslovênia e Espanha.

Mais da metade da soja em grão exportada pelo Porto de Paranaguá tem como principal origem o Paraná, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 21%, e São Paulo, 7%. O farelo e o óleo de soja embarcados por Paranaguá também são, em grande parte, proveniente do próprio estado.

* Com informações da AEN