A Prova Paraná 2022 começou a ser aplicada na quarta-feira (04) para todos os estudantes da rede estadual de ensino. No primeiro dia, os alunos responderam questões sobre as áreas de linguagens e de ciências humanas. Nesta quinta-feira (05), as perguntas foram sobre matemática e ciências da natureza. Organizado pela Secretaria de Educação do Estado, o exame tem o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos estudantes de cada série em relação aos conteúdos abordados em sala de aula.
Os participantes tiveram duas horas e meia para responder aos questionamentos. E mesmo com a confirmação de que um dos modelos aplicados da Prova Paraná acabou sendo compartilhado na internet, a Secretaria de Educação do Paraná optou por manter a aplicação das provas.
Por meio de nota a Seed confirmou o vazamento e informou que isso não coloca em risco o teste por causa do caráter exclusivamente diagnóstico, não de desempenho, ou seja, não vale nota para nenhuma disciplina. Portanto, a prova não foi e não será anulada em nenhum colégio.
Ainda segundo a Seed, “é importante que todos os alunos a façam, uma vez que os resultados ajudarão professores e gestores escolares a avaliar quais conteúdos foram bem entendidos e quais precisam ser reforçados. Os estudantes fazem o exame sem acesso a dispositivos eletrônicos, nem consulta a materiais impressos.”