O secretário de Estado de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, disse que o governo paranaense planeja realizar um procedimento de terceirização para a contratação de policiais e bombeiros. A informação foi divulgada durante a manhã desta quarta-feira (7), na sede da Cidade da Polícia, em Curitiba.
No evento, a pasta apresentou os números relativos à redução no índice de roubos e homicídios no Paraná. Para o representante da secretaria, a medida de terceirização é urgente, pois há déficit no número de policiais e bombeiros em atuação no estado. O procedimento segue sendo avaliado dentro do governo e pode sair do papel ainda neste ano.
Na coletiva de imprensa após a apresentação dos números da criminalidade no Paraná, o comandante-geral da Polícia Militar, Jefferson Silva, falou sobre o investimento em equipamentos eletrônicos para ampliar a segurança pública. A Polícia Militar anunciou um aumento no efetivo e a compra de 300 câmeras corporais.
Em 2024, há a previsão de que seja publicado um edital de concurso público para a contratação de soldados. A iniciativa prevê o preenchimento de 360 vagas para a Polícia Militar e 130 para o Corpo de Bombeiros. Ainda não foi divulgado quando o edital será publicado.