Ricardo Tadeu Kusch, de 44 anos, era Guarda Municipal de carreira e assumiu a Secretaria Municipal de Segurança Pública de São José dos Pinhais, em janeiro de 2021.
Neste domingo (6), ele saiu da cidade da Região Metropolitana de Curitiba com destino à São Paulo, onde renovaria o visto do passaporte. Ele fazia o trajeto em uma motocicleta, uma BMW 1200, acompanhado de outras pessoas.
No entanto, segundo a Polícia Militar de São Paulo, Ricardo Kusch sofreu uma tentativa de assalto, na Marginal Pinheiros. Ele foi abordado por dois suspeitos na altura da Ponte Edson de Godoy Bueno.
Durante a ação, ainda segundo a PM paulista, o secretário foi baleado no peito. Ele chegou a ser transferido para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O inspetor De Souza, chefe da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, falou que as informações que foram repassadas para a corporação são de que os criminosos estavam em uma moto e tentavam roubar a moto de Ricardo Kusch.
O secretário de governo da prefeitura de São José dos Pinhais, Thiago Bührer, frisou que o caso deve ser investigado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil de São Paulo.
Por meio de nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais lamentou a morte de Ricardo Kusch, dizendo que ele era Guarda Municipal de carreira e vinha desempenhando um excelente papel frente a Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais.
A prefeitura disse ainda que a cidade está de luto e se solidarizou com familiares, amigos e todas as pessoas que acompanhavam o trabalho do secretário.
O corpo de Ricardo Kusch deve ser transferido de São Paulo para São José dos Pinhais ainda nesta segunda-feira (7). O velório deve acontecer no período da tarde, no Ginásio Ney Braga.