O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, participou do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), nesta quinta-feira (24), e trouxe resultados da participação do estado no Consórcio Conectar que une municípios de todo Brasil.
Hoje, 398 municípios paranaenses fazem parte do consórcio, criado pela FNP para agilizar a compra de remédios, vacinas e equipamentos durante a pandemia. Entre as vantagens em participar do grupo citadas pelo secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, estão menos burocracia e redução de despesas.
O levantamento feito no Paraná revelou que pelo menos 25 milhões de reais deixaram de ser gastos em processos licitatórios. Beto Preto sinalizou com a manutenção do consórcio, mesmo após o fim da pandemia.
O Consórcio Conectar reúne hoje mais de 2.100 cidades brasileiras. O prefeito de Canoas, do Rio Grande do Sul, Jairo Jorge, assumiu a presidência do grupo, substituindo Gean Loureiro, que deixa a prefeitura de Florianópolis para concorrer ao governo de Santa Catarina.