Na sessão desta segunda-feira (27) os vereadores de Curitiba realizaram uma audiência para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, em relação ao último quadrimestre de 2022. A secretária da pasta, Beatriz Battistella Nadas fez a prestação de contas e também um balanço das ações realizadas no ano passado.


Entre as diversas explicações orçamentárias e temas apresentados, a gestora da Secretária de Saúde de Curitiba falou sobre as ações adotadas no município para controlar a incidência dos casos de dengue.

O novo laboratório de entomologia do município, que trata do estudo de insetos, realiza a análise dos ovos coletados por meio das armadilhas montadas para auxiliar no combate ao Aedes Aegypti, segundo a secretária.

Beatriz Battistella afirmou que a cidade tem atuado, com ajuda do novo laboratório, para evitar uma epidemia de dengue na capital.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, foram feitas ações de prevenção e fiscalização nos dez distritos sanitários da cidade. Segundo um levantamento, as equipes constataram que a maioria dos focos foram encontrados em residências.

Também foram apresentadas as despesas orçamentárias do último quadrimestre de 2022, que contabilizaram mais de R$ 931 milhões. Valor menor que o registrado no mesmo período de 2021, quando foram gastos cerca de R$ 948 milhões.