Em entrevista à CBN Curitiba na manhã desta quinta-feira (06) a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak, observou que a atual vacina da influenza, disponível nos postos de saúde, não tem eficácia para o H3N2.

A orientação é para aguardar a chegadas de novas doses, com a atualização da cepa. A previsão é que o Ministério da Saúde encaminhe os novos imunizantes em março.

Já a orientação do Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, em entrevista à CBN nesta semana é para que as pessoas que ainda não se imunizaram contra a gripe, busquem as unidades de saúde o quanto antes.

Para os moradores de Curitiba a secretária Márcia Huçulak orientou que, em caso de qualquer sintoma de gripe, mesmo leve, as pessoas NÃO devem buscar as unidades hospitalares ou as UPAs. O protocolo é fazer a ligação para a centro de atendimento 3350-9000, que funciona das 8h às 20h.

O tempo de isolamento mudou. Agora Curitiba orienta para que a população com sintomas de gripe fiquem em casa por sete dias.

Marcia Huçulak destacou ainda que há uma sobrecarga no sistema de saúde por conta do aumento de atendimentos e afastamento de servidores por sintomas respiratórios.