A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está emitindo um alerta sobre a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente durante o Carnaval. O objetivo é de reforçar os cuidados, a Sesa já distribuiu uma quantidade significativa de preservativos, géis lubrificantes, autotestes para diagnóstico de HIV, testes de HIV/Sífilis e hepatites virais para os 399 municípios do estado.
As ISTs são geralmente contraídas através do contato sexual com uma pessoa infectada e representam uma das principais causas de procura por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
No último ano, conforme a Sesa, foram registrados 2.243 novos casos de HIV e 834 de Aids somente no Paraná. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou a importância de intensificar as ações de prevenção e orientação durante esse período festivo, garantindo um atendimento de qualidade em toda a rede pública de saúde do estado.
Além dos métodos tradicionais de prevenção, como o uso de preservativos, o SUS também disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) para prevenir a infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada de medicamentos antes da relação sexual, enquanto o PEP envolve o uso de antirretrovirais após uma possível exposição ao vírus.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância das estratégias de prevenção combinada, que consideram as particularidades de cada indivíduo e sociedade, tornando a prevenção do HIV mais eficaz.