A secretária de Saúde da prefeitura de Curitiba, Beatriz Battistella, fez um apelo para que a população da cidade não deixe de se imunizar contra as doenças que podem ser prevenidas por meio do esquema vacinal. Durante a semana passada, na qual dez unidades de saúde operaram com esquema de horário estendido e no sábado (21), quando aconteceu o Dia D de Vacinação, 12.410 doses foram aplicadas.

Após a ampliação do prazo e a realização do mutirão, a vacinação segue disponível nas cerca de cem unidades de saúde no horário convencional. O índice de cobertura da vacinação bivalente, que protege contra a gripe e a covid-19, segue abaixo do esperado, com 428 mil pessoas vacinadas e 28,38% da abrangência. Por isso, a orientação é manter o calendário de imunização atualizado.

Na capital, até outubro de 2023, somente a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, atingiu a meta de imunização, com 97% de cobertura. As outras vacinas estão abaixo de 90%, o que causa preocupação. Em outras duas oportunidades, a secretaria havia ampliado o horário de atendimento e um outro Dia D chegou a ser promovido.

No Paraná, a expectativa era de aplicar 250 mil pessoas em todo o estado na campanha. A baixa adesão da população tem gerado insegurança nas autoridades responsáveis. A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Marion Burger, disse que os números ainda não são satisfatórios.

Nos oito primeiros meses, para o rotavírus, o índice de vacinação chegou a 84%; a meningocócica C, 82%; pentavalente, 81%; pneumo 10, 83%; pólio VIP, 82%; febre amarela, 83%; VTV, 93%; hepatite A, 88%; varicela D1, 88%; e tríplice viral D2, 85%. As metas para as vacinas são de 95% e, no caso da BCG e rotavírus, o objetivo é de, no mínimo 90%. A secretária responsável pela pasta destacou que a vacina é segura.

No objetivo de saber quais vacinas não estão dentro do prazo, qualquer morador da capital que tenha cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) no município pode acessar o aplicativo Saúde Já Curitiba e, na área Carteira de Vacinação, verificar as pendências.