A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a convocação para vacina bivalente contra Covid-19 a todos os nascidos até 1958, a partir desta terça-feira (14). Com esse chamamento, ficam contempladas todas as pessoas com 65 anos ou mais, além daquelas que vão completar essa idade no decorrer de 2023.

O novo chamamento inclui mais 79.936 pessoas entre 65 e 69 anos. Já haviam sido convocados anteriormente 138.554 idosos com 70 anos ou mais, mas apenas 22.168 compareceram até o momento, o equivalente a 16% do total.

A vacina estará disponível para o novo público e os anteriormente convocados em 107 postos de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os endereços podem ser conferidos no www.imunizaja.curitiba.pr.gov.br.

A secretaria orienta a população para que, na medida do possível, evite as unidades mais centrais, cujo movimento é maior, e priorize as demais. O público convocado para o reforço com a vacina bivalente recebe uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba. Para aqueles que não puderem comparecer nas datas estipuladas, a Secretaria Municipal de Saúde oferece repescagem contínua nas unidades de saúde.

Para receber o reforço da vacina bivalente anticovid é necessário, além de se enquadrar nos critérios de convocação do público, ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.

Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

Acamados

Idosos acamados desta faixa etária receberão a vacina sem sair de casa. Aqueles que são acompanhados pelo SUS ou já receberam anteriormente a vacina como acamados devem aguardar a visita de uma equipe das unidades de saúde.

Os acamados que não são acompanhados pelo SUS e se enquadram na faixa etária convocada devem indicar a condição pelo aplicativo Saúde Já Curitiba. Na tela inicial, basta clicar na aba “Paciente Acamado” e selecionar o paciente indicado.

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vulnerável.

*Com informações da SMS