A Secretaria de Saúde do Paraná abriu novos leitos em hospitais em sete cidades do estado, para dar conta do aumento na procura por atendimento de pessoas com sintomas respiratórios.

O último boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta semana, mostra que os números de Covid seguem em alta e já correspondem 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo país. Nas quatro últimas semanas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 4% para influenza A; 0,4% para influenza B; 25% para VSR; e 59,6% para Sars-CoV-2. Quando há uma comparação da letalidade desses vírus, há registro de 1,6% das mortes causadas por Influenza A e 91% pelo coronavírus. Os números colocaram as autoridades sanitárias em alerta e no Paraná, houve abertura de novos leitos em hospitais. O secretário de saúde do estado, César Neves, conta que o diálogo com os gestores da rede hospitalar tem sido reforçado e permite o ajuste do sistema.

Os novos leitos foram abertos no Hospital Universitário de Ponta Grossa, no Hospital Universitário de Cascavel, na Santa Casa de Prudentópolis, no Hospital Regional de Ivaiporã, no Hospital Regional de Guarapuava, no Hospital Cruz Vermelha de Castro e no Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier em Curitiba.