A Secretaria de Estado da Saúde está reforçando as ações de incentivo à doação de órgãos durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre a importância desse ato que pode salvar muitas vidas.
Líder em doação de órgãos
Segundo a pasta, o Paraná se mantém como um dos estados com o maior volume de doação no Brasil, com uma média 94% superior à nacional. De acordo com os dados parciais de 2025, o Paraná ocupa a segunda colocação entre os estados brasileiros com o maior volume de doação de órgãos, ficando atrás somente de Santa Catarina, com 42,4 doações por milhão de população.
SAIBA MAIS
Em 2015, o Estado ocupava a quinta posição no ranking da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Nos anos de 2023 e 2024, com 42,5 e 42,3pmp, respectivamente, o Paraná foi líder em doação. Nos primeiros seis meses de 2025, conforme relatório da ABTO, o Paraná atingiu a marca de 37,9 doações por milhão de população, enquanto no país esse índice é de 19,5.
Consentimento familiar
A doação de órgão no Brasil só pode ser feita após o consentimento de um familiar do doador, mesmo que a manifestação seja feita em vida pelo paciente.
Essa abordagem aos familiares é realizada por profissionais do Sistema Estadual de Transplantes (SET).
No primeiro semestre de 2025, o percentual de recusa familiar foi de 31% – no Brasil é de 45%. Em 2024, o Sistema Único de Saúde realizou mais de 30 mil transplantes no país.








