Uma pesquisa sobre o itinerário formativo, nome dado as disciplinas que os estudantes poderão escolher no ensino médio, começa a ser aplicada nesta semana, para os alunos do 1º ano do ensino médio, nas escolas do Paraná. A pesquisa é feita presencialmente, nas próprias instituições de ensino, e segue sendo realizada até o dia 26 de agosto.

Segundo a coordenadora do novo ensino médio da Seed-PR, Vanessa Ruthes, o levantamento ajudará na organização de quais disciplinas serão ofertadas aos estudantes em 2023. É possível escolher entre Matemática e Ciências da Natureza ou Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O novo ensino médio foi implementado a partir de 2022 para o 1° ano do ensino médio. Os alunos dessa série devem escolher neste trimestre qual itinerário formativo querem seguir nos dois próximos anos, ou seja, em quais áreas do conhecimento desejam aprofundar seus estudos. Ao longo do ano, eles tiveram a disciplina de Projeto de Vida, que auxilia nessa escolha. Em 2023, o novo ensino médio valerá para os estudantes dos 1º e 2º anos. Já a partir de 2024, ele será o modelo vigente para todas as três séries do ensino médio.