A Secretaria de Educação (SEED) do Paraná pediu para as escolas da rede pública do estado devolverem os exemplares de um livro que aborda temas como racismo. A publicação “O Avesso da Pele” é de autoria do escritor Jeferson Tenório, vencedor, com a obra, do Prêmio Jabuti em 2021, considerado o prêmio mais importante da literatura brasileira.
Em um ofício emitido na segunda-feira (4), o Núcleo Regional de Educação de Curitiba solicita que os colégios devolvam os exemplares até sexta-feira (8). No documento, foi informado que a obra passará por “análise pedagógica e posterior encaminhamento”. Em entrevista à Globo News, o autor da publicação classificou polêmicas em torno do livro como censura.
O livro foi publicado em 2020 e narra a história de um garoto chamado Pedro, cujo pai foi assassinado em uma abordagem policial. A obra está no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) determinado pelo Ministério da Educação, responsável por decidir, a partir de profissionais da educação, quais livros serão adquiridos e distribuídos nas escolas. Por isso, o escritor disse que não cabe ao estado o recolhimento.
Recentemente, a diretora de uma escola estadual no Rio Grande do Sul gravou um vídeo pedindo para que a obra fosse retirada da instituição. Após a polêmica, a gravação foi apagada e o governo estadual optou por manter a publicação nos colégios.
A Secretaria de Estado de Educação (SEED) do Paraná informou que o recolhimento do livro para análise se mostrou necessário pelo fato de a publicação ter expressões, jargões e descrições de cenas de sexo consideradas inadequadas para o público adolescente.
A secretária executiva do Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná, Cláudia Gruber, questionou, em publicação na internet, a competência do grupo que será responsável pela análise do livro. Ela apontou que adolescentes do Ensino Médio têm conhecimento suficiente sobre os temas apresentados na obra.