Nesta sexta-feira (1º) será efetuada uma série de ações em Curitiba e no interior do Estado para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o início da campanha nacional Dezembro Vermelho, de mobilização contra o vírus HIV e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Depois de 42 anos dos primeiros casos, a Aids, que representa o estágio avançado da infecção pelo vírus do HIV, já levou à morte mais de 35 milhões de pessoas no mundo. O vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical).

Em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, serão ofertados testes rápidos para o diagnóstico do HIV, distribuição de preservativos internos e externos, autoteste e informações sobre prevenção. Os profissionais estarão no local, das 9 às 16 horas, para atendimento, testagens e orientações.

As Regionais de Saúde estão acompanhando o desenvolvimento das ações de prevenção junto aos municípios, com diversas pautas como seminários, ações nas escolas, divulgação nas mídias, nos conselhos de saúde, ações de testagem, dentre outras.

Confira a programação de ações no Paraná:

3ª Regional de Ponta Grossa
São João do Triunfo – Divulgação nas mídias, redes sociais e UBS de informativos sobre o tema.

5ª Regional de Guarapuava
Turvo – dia 13/12/23, à tarde, na Praça 31 de Outubro, haverá barraca para testes rápidos, distribuição de preservativo e além divulgação do autoteste de HIV.
Candói – Tenda da Saúde, na Avenida Antunes Fabrício – BR 373, nos dias 30/11 e 01/12, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Teste rápido será ofertado à população.
Prudentópolis – Campanha Fique Sabendo com divulgação de informação. Testagem de HIV, sífilis e hepatites, na UBS Dr Geraldo de Carvalho e nas Estratégias Saúde da Família.

8ª Regional de Francisco Beltrão
Boa Esperança do Iguaçu – No dia 7 de dezembro, coleta, testes para toda a população, das 8h às 20h, na Unidade de Saúde da Família
Flor da Serra do Sul– Realização de testes rápidos de HIV, nos dias 4,5 e 6 de dezembro, das 17 às 19h, na Unidade Básica de Saúde.
Capanema– Divulgação e realização de testes HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C nas UBSs.

15ª Regional de Maringá
Maringá – No dia 05 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Central dos Estudantes – Universidade Estadual de Maringá (UEM), a partir das 8h30, os estudantes poderão acompanhar o I Seminário de HIV/Aids – Interfaces do cuidado ampliado e as perspectivas e estratégias nacionais para a resposta global de eliminação do vírus. Nesta sexta-feira (1º), na Universidade Cesumar, bloco 6, às 8h, será realizada palestras para profissionais da área da saúde sobre o Dia Mundial contra a Aids. As inscrições deverão ser encaminhadas para: saú[email protected]

17ª Regional de Londrina
Londrina – 3º Simpósio de HIV – Aids no Auditório do Hospital Universitário, das 8 às 18 horas.
Rolândia – Durante todo o mês de dezembro serão feitos testes, ofertados na vigilância epidemiológica municipal, além da realização de palestras, distribuição de preservativos e materiais informativos nas maiores escolas do município para estudantes do segundo grau

21ª Regional de Telêmaco Borba
Telêmaco Borba – Testes rápidos e orientações nos dias 2 e 3 de dezembro, das 8 às 12h, na UBS do Centro.

* Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata