Foram 734 dias de trabalho, 17 psicólogos envolvidos e mais de 5 mil ligações atendidas. Criado em março de 2020 para fornecer acolhimento emocional aos curitibanos durante as incertezas da pandemia, o programa Telepaz será encerrado no dia 29 de abril.
Nos primeiros meses do programa de escuta telefônica, os psicólogos do Telepaz, chegaram a receber cerca de 350 ligações em duas semanas. Em 2022, o programa levou três meses para realizar o mesmo número de atendimentos. Até 12 de abril deste ano foram registradas 365 ligações.
Os atendimentos aconteciam de forma anônima, sem limite de tempo para cada ligação. A alta procura fez com que, depois de três meses, o programa passasse a funcionar não só em dias úteis, mas também em feriados e fins de semana.
Com a vacinação e a diminuição da letalidade e número de casos de covid-19 em Curitiba, o perfil dos atendidos pelo programa mudou. Em abril, menos de 1% dos atendimentos se relacionavam com a pandemia. O principal motivo das escutas eram questões familiares.
Com o fim do programa, as pessoas que buscavam atendimento do Telepaz devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Lá, elas serão corretamente encaminhadas ao atendimento especializado.
Em casos de emergência, a orientação é para que o paciente procure a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima ou acione o Samu, pelo fone 192.
De acordo com a psicóloga Michelle Servelhere, do Centro de Oncologia do Paraná, com a Covid-19 as pessoas passaram a perceber mais os efeitos mentais e a dar maior importância para o acompanhamento especializado. Para os recuperados da doença há ainda um desafio maior.
A psicoterapia foi uma grande aliada no processo e deve continuar, dentro de um contexto multidisciplinar.
Já a psicóloga clínica, Ana Carolina Pacheco, lembra que a pandemia de Covid-19 pode ser decretada como controlada ou até finalizada, mas o radar precisa ficar ligado, principalmente com os pequenos.
As pessoas que buscam escuta emocional também podem ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não governamental, discando 188, em qualquer horário do dia. Elas serão atendidas por voluntários treinados que oferecem apoio emocional. Também é possível conversar com os voluntários por e-mail ou pelo chat disponibilizados no site do CVV.